Idosos de Hortolândia se preparam para o 1ª Campeonato de Boxe da Melhor Idade da região

24

Torneio esportivo será realizado no Teatro Elizabeth Keller de Matos, na terça-feira (30/04)

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção. Esses itens, comumente usados por pugilistas profissionais, vão ser utilizados por idosos de Hortolândia. Isso porque o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda organiza, às 14h de terça-feira (30/04), o 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A competição idealizada pelo órgão vinculado à Secretaria de Governo terá como palco o Teatro Elizabeth Keller de Matos, localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jd. Amanda.

O 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade do Jd. Amanda foi idealizado em uma reunião promovida pelo CCMI do Jd. Amanda, como explica a coordenadora do órgão, Josiane Crepaldi. “A ideia surgiu em janeiro deste ano, quando nos reunimos com os professores, para discutirmos as atividades que compõem o nosso planejamento anual. Durante essa reunião, surgiu a ideia de organizar esse campeonato com os idosos que participam regularmente das aulas de boxe”, esclarece Josiane Crepaldi.

O campeonato contará com a participação de 20 idosos, sendo 5 duplas masculinas e 5 duplas femininas, totalizando dez lutas. A luta será composta por dois rounds, com duração de um minuto cada. Entre um round e outro, os idosos terão descanso de um minuto. Todos os idosos que participarão da competição são membros cadastrados no CCMI e alunos das aulas de boxe promovidas pelo órgão.

A competição contará com algumas regras específicas. Os lutadores só poderão atingir os oponentes com socos acima da linha da cintura e nas laterais, com luvas fechadas de medida 14 oz (onças). Golpes nos braços não serão considerados pelos juízes. Estão proibidos golpes na nuca, assim como movimentos para agarrar, chutar, dar cabeçada ou empurrar o oponente. O regulamento da competição não prevê a ocorrência de nocaute, sendo que a competição tem caráter de exibição das técnicas aprendidas durante as aulas.

O ringue da competição está sendo especialmente montado pela Secretaria de Serviços Urbanos. Antes do combate, cada idoso entrará no ringue ao som de alguma música tema de sua própria escolha. O evento também contará com “ring girls” e árbitro, uma forma de aproximar os idosos da experiência de uma competição oficial, como explica o professor de boxe do Centro de Convivência da Melhor Idade do Jd. Amanda e ex-lutador de MMA, Alexandre Amaro.

“Em especial, para este campeonato, nós estamos realizando treinos extras, em que montamos um ringue improvisado, para eles terem noções do espaço. A ideia é fazer com que a experiência chegue mais próxima da realidade. O empenho dos idosos está sendo excepcional. As pessoas passam em frente ao CCMI e param para vê-los treinar. Este será o 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade da região de Campinas, então nossa expectativa é muito positiva”, comenta Alexandre Amaro.

Entre os participantes do 1º Campeonato de Boxe da Melhor Idade de Hortolândia, uma idosa chama a atenção. Maria Luiza Nardes, 73 anos, foi decacampeã de competições estaduais de karatê, modalidade na qual é faixa preta. Mesmo experiente com a prática da arte marcial nipônica, a idosa não esconde a ansiedade em participar de uma competição de boxe.

“Eu tenho experiência com karatê. Sou faixa preta e campeã estadual por dez vezes. O karatê é uma luta mais distante, já o boxe exige mais contato, é mais próximo, uma novidade para mim. Eu estou muito ansiosa, porque é uma luta diferente, os golpes são diferentes. Não usamos a perna, por exemplo, o que é muito comum no karatê. Eu não vejo a hora de chegar o dia da competição”, revela Maria Luiza, que treina boxe há um ano.

SERVIÇO

1º CAMPEONATO DE BOXE DA MELHOR IDADE DE HORTOLÂNDIA

Organização: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda

Data: terça-feira, 30 de abril

Horário: 14h

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos

Endereço: Rua Graciliano Ramos, 280, no Jd. Amanda

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui