Hortolândia inaugura Praça da Cidadania, nesta quinta-feira (25/04)

35

Hortolândia se torna a primeira cidade do interior de São Paulo a receber uma Praça da Cidadania

Um sonho que foi capitaneado, em 2021, pelo Fundo Social de Solidariedade e será concretizado nesta semana. A Prefeitura de Hortolândia entrega, nesta quinta-feira (25/04), a construção da Praça da Cidadania, programa de fortalecimento comunitário firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e municípios. A cerimônia de inauguração terá início às 10h, na Praça da Cidadania de Hortolândia, que está localizada na Rua Congonhas, 505, no Jd. Nova América. A solenidade prevê a participação do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que inaugura o espaço ao lado do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

O Programa Praça da Cidadania é uma iniciativa do governo estadual por meio do Fundo Social de São Paulo. O objetivo é promover espaços públicos destinados à proteção e inclusão social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a prática de esportes e favorecer o lazer, a praça otimiza a oferta de cursos profissionalizantes por meio da Escola de Qualificação Profissional.

Com a inauguração do espaço, a Praça da Cidadania de Hortolândia será a sétima implantada no estado de São Paulo, sendo a primeira em um município do interior. Atualmente, o complexo se concentra na região da Grande São Paulo, com unidades em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Santo André e nos bairros paulistanos Vila da Paz e Paraisópolis. O Fundo Social de São Paulo trabalha na implantação de outras 14 unidades pelo estado.

A jornada que possibilitou a conquista da Praça da Cidadania de Hortolândia teve início em setembro de 2021, quando a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Maria dos Anjos, realizou uma visita técnica na unidade instalada em Guarulhos. Em novembro daquele mesmo ano, o Fundo Social de Hortolândia se reuniria com a presidência do Fundo estadual. Depois de mais uma visita à unidade de Santo André, Hortolândia articulou, em novembro daquele ano, a vistoria técnica de arquitetos do programa estadual. Por fim, em abril de 2022, a Prefeitura de Hortolândia e o Governo do Estado de São Paulo assinaram um convênio autorizando o início das obras.

Figura atuante e engajada na conquista da Praça da Cidadania, a presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, comemora a inauguração do espaço público. “Mais uma vez Hortolândia demonstra estar um passo à frente, se tornando a primeira cidade da região a ter uma Praça da Cidadania. Isso só foi possível devido aos esforços e mobilização do Fundo Social de Hortolândia. Realizamos inúmeras visitas técnicas, conversamos com o Fundo Social do estado e vimos que seria positivo ter uma unidade instalada em Hortolândia. Depois de apresentarmos a proposta para o prefeito Zezé Gomes, intensificamos as negociações com o estado. Esta é uma semana de muita alegria e realização para o meu coração, pois estive envolvida em todos os trâmites para trazer a Praça da Cidadania para nossa cidade. É sem dúvidas um espaço de esporte, lazer e de qualificação profissional que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, declara Maria dos Anjos.

O complexo da Praça da Cidadania de Hortolândia conta com 7 mil metros quadrados construídos. O empreendimento abriga uma infraestrutura diversificada para a prática de atividades esportivas e de lazer, com a instalação de uma quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol Society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e um redário.

O grande diferencial da Praça da Cidadania é contar com um espaço exclusivo para a formação profissionalizante da população. A Escola de Qualificação Profissional apresenta dez salas, onde serão oferecidos cursos diversos como informática, culinária, estética, entre outros.

Fonte: Decom
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui