Projetos contemplados pela lei Paulo Gustavo animam fim de semana na cidade

41

Projetos contemplados pela lei Paulo Gustavo animam fim de semana em Hortolândia
Três projetos serão realizados na cidade neste sábado e domingo (16 e 17/03)
A população de Hortolândia poderá curtir várias atividades artístico-culturais neste fim de semana. Três projetos contemplados com recursos da lei federal Paulo Gustavo serão realizados na cidade.

O primeiro projeto a ser apresentado, neste sábado (16/03), é o “Circo Mágico”. Coordenado pelo arte-educador e professor Shita Yamashita, o projeto ministrará, às 9h, oficinas de artes circenses na área externa da Escola de Artes Augusto Boal, órgão da Secretaria de Cultura. Segundo o professor, as oficinas já estão com as vagas preenchidas, mas o público poderá assistir a realização das atividades. O desfecho do projeto será uma apresentação, prevista para acontecer no dia 01/04, durante o sarau Parada Poética, realizado pela Prefeitura, no Museu Municipal Estação Jacuba.

Também no sábado será realizado o Luau “Bambaataa”, às 17h, na Lagoa do Amanda, localizada próximo à Escola Augusto Boal. O evento, organizado pelo coletivo sócio-cultural Nóis Por Nóis (N-P-N 019), terá programação extensa. O nome do evento comemora os 50 anos do hip hop e faz referência ao cantor e DJ americano Afrika Bambaataa, um dos mais importantes artistas do gênero. Haverá apresentações com DJs, artistas musicais e grupos de dança da cidade e região. Para quem curte teatro, o grupo Somos Raciais encenará a peça “Leitura teatral de Sobrevivendo no Inferno”, inspirada no disco “Sobrevivendo no inferno”, do grupo Racionais MC’s.

O luau terá ainda uma exposição com 40 obras artísticas. Em meio a tantas atividades, o público poderá desfrutar de uma feira de alimentação. Haverá barbearia e estúdio de tatuagem. Já para as crianças, o luau oferecerá Espaço Kids com brinquedos infláveis e oficinas lúdicas. Outra atração será a chamada Geloteca, geladeira customizada com livros gratuitos para o público.

Já no domingo (17/03), será a vez da orquestra Flauta Na Praça. O grupo fará uma apresentação musical, às 16h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

Criada pela musicista e professora Selma Epifânia, a orquestra é formada por 12 flautistas da cidade. O grupo apresentará um repertório de MPB, músicas infantis conhecidas e obras de música erudita. Um dos destaques será a canção “Terezinha de Jesus”. “Antes dessa música, vou fazer uma brincadeira vocal para interagir com o público”, conta Selma Epifânia. O evento também terá caráter informativo. Antes do show, a professora fará uma breve apresentação sobre a flauta, na qual abordará a história e a origem do instrumento musical.

LEI PAULO GUSTAVO

A Lei Complementar Nº195, de 8 de julho de 2022, chamada lei Paulo Gustavo, estipula o repasse pelo governo federal de recursos para fomentar ações emergenciais para fazedores culturais que enfrentaram dificuldades durante a pandemia. A lei recebeu o nome do humorista Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da COVID-19, em 2021.

A lei é uma das ações que integram o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Por sua vez, o PVAL faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo Ao Crescimento) da Administração Municipal.

Fonte: Departamento de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui