Carreta de mamografia abre programação do Mês da Mulher em Hortolândia

59

Prefeitura disponibilizará o veículo equipado para realizar o exame nas UBSs Amanda I, Adelaide, Novo Ângulo e Campos Verdes; ação integra programação da campanha “Março Delas”

Hortolândia inicia as comemorações pelo Dia e Mês da Mulher com uma importante ação de saúde para a população feminina. A Prefeitura disponibiliza uma carreta de mamografia. O veículo ficará na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda I até esta quarta-feira (28/02). Depois, a carreta estará na UBS Adelaide, na quinta-feira (29/02), e na UBS Novo Ângulo, na sexta-feira (01/03). Já na próxima semana, a carreta estará estacionada na UBS Campos Verdes (confira abaixo a programação). Serão atendidas somente mulheres que já estavam com o exame
agendado previamente na rede municipal de saúde. Os exames serão realizados na carreta das 8h às 16h. A carreta de mamografia é uma das ações que integram a programação da campanha “Março Delas”, da Prefeitura de Hortolândia, para marcar o Dia e o Mês da Mulher.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é atender 700 mulheres. O objetivo é reduzir a fila de espera do exame no município. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as pacientes agendadas compareçam no dia marcado para fazer o exame na carreta. A vinda do veículo ao município é viabilizada por meio do CISMETRO (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas).

“Por meio da carreta, a Prefeitura de Hortolândia promove o acesso das mulheres ao diagnóstico e rastreamento do Câncer de Mama”, destaca a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes. A mamografia é um dos exames que ajudam as mulheres a se prevenirem contra a doença. Por meio do exame é possível identificar alterações no tecido das mamas, como, por exemplo, a presença de nódulos.

Uma das pacientes que aguardava para fazer o exame, na manhã desta terça-feira (27/02), era a cuidadora Maria Veronie Rodrigues da Cruz, de 53 anos. A paciente elogiou a ação da Prefeitura em disponibilizar a carreta. “Achei muito bom e prático, pois eu moro aqui perto. Por isso, não precisei me deslocar tanto para fazer o exame. Eu tinha agendado em janeiro deste ano. O médico que me atendeu disse para eu fazer o exame por eu já estar na menopausa”, relatou a paciente.

Serviço – Programação da carreta de mamografia:

– UBS Amanda I

Endereço: rua Almada Negreiros, 1.299

Data: até esta quarta-feira (28/02)

– UBS Adelaide

Endereço: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

Data: quinta-feira (29/02)

– UBS Novo Ângulo

Endereço: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

Data: sexta-feira (01/03)

– UBS Campos Verdes

Endereço: rua da Confibra, 155

Data: de 04 a 08/03

Fonte: Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui