Kranium pinta mural de graffiti a 20 metros de altura no Jd. Amanda

118

Beth Soares
Com suas cores vivas e traços vetorizados, o artista urbano transformará em obra de arte reservatório de água da Sabesp, localizado na entrada do bairro, entre os dias 19 e 26 deste mês

Hortolândia receberá mais uma obra de arte assinada pelo artista urbano Leandro Kranium. Dessa vez, a criação em graffiti será nas alturas, uma das especialidades do artista. A “tela” vertical gigante, com 20 metros de altura e oito de diâmetro, é a parte frontal do reservatório de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) localizado na entrada do Jardim Amanda, no cruzamento das avenidas Santana e Brasil. O trabalho, iniciado nesta segunda-feira (19/02), faz parte do “Projeto Graffiti Life Style” contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na seleção feita pela Prefeitura de Hortolândia. A ação cultural também conta com o apoio da Sabesp.

No decorrer dos próximos seis dias, o fundo branco e sem vida do reservatório dará lugar ao desenho de uma arara gigante, com penas azuis e amarelas, cercada de traços coloridos. Temas relacionados à natureza são as principais fontes de inspiração de Kranium, que há mais de 20 anos faz arte com spray. Para criar o mural em grande escala, com 50 metros quadrados, serão necessárias 100 latas de tinta.

Segundo Kranium, o Projeto Graffiti Life Style tem dois objetivos: ampliar o acesso da população à arte e incentivar a formação de novos talentos por meio da oficina gratuita que ensinará jovens em vulnerabilidade social a desenhar com spray.

“O graffiti é democrático porque permite que as pessoas apreciem uma obra de arte no caminhar cotidiano pelas ruas da cidade. O reservatório, que será transformado em mural de arte, está na entrada do bairro mais populoso de Hortolândia, o Jardim Amanda, com cerca de 90 mil habitantes. As pessoas verão uma obra de arte, com elementos da nossa fauna, que simboliza toda a vida presente na natureza e que precisa de água para sobreviver”, comenta Kranium.

Desenhar nas alturas exige um mínimo de preparo físico do artista para aguentar oito horas de atividade suspensa. “Como o trabalho em altura é cansativo, exaustivo, a gente faz uma preparação física, dias antes, com exercícios aeróbicos e alongamentos para aguentar a jornada de boa”, conta Kranium. Protetor solar, muita água e equipamentos de segurança como capacete e cinto de segurança completam os cuidados.

A criação do mural de graffiti pode ser acompanhada pela população de Hortolândia, seja de forma presencial, ou pelas redes sociais do artista: @leandrokranium.

WORKSHOP GRATUITO

Além do mural individual em grande escala, o projeto prevê a realização de um workshop para 20 jovens em vulnerabilidade social sobre a arte do graffiti. Em breve, serão divulgados o local e a data da atividade educativa, além de orientações para inscrição.

“Quero contribuir para a formação de novos artistas, mostrar a arte do graffiti como profissão e geração de renda. O graffiti ao longo do tempo vêm se apresentando como ferramenta de transformação social…Vamos mostrar a esses jovens o caminho a seguir para ingressar na profissão de artista urbano”, adianta Kranium, que também é arte educador.

SOBRE LEANDRO KRANIUM

 

Já faz mais de 20 anos que a arte do graffiti faz parte da vida de Leandro Ferreira dos Santos, mais conhecido como Kranium, que é como o artista se apresenta e assina seus trabalhos marcados por cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados.

Kranium nasceu na cidade de Francisco Alves (PR). Há mais de 30 anos, mora em Hortolândia (SP). É formado em Artes Visuais, mas conta que foi como autodidata que boa parte de sua carreira como artista urbano se desenvolveu.

Vielas, carros abandonados, murais, paredes, painéis, telas – ou qualquer outro material que sirva de suporte – são usados como ferramentas para expressar e materializar sua criatividade.

As obras de Kranium são resultado do aperfeiçoamento de técnicas de graffiti, da busca por novas inspirações e da necessidade de construir uma identidade própria. Sua inspiração vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.

O artista traz na bagagem trabalhos realizados em diversas cidades do Brasil como em Palmas (TO), Curitiba (PR), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), entre outras. Registra na sua trajetória a participação em diversos projetos de arte urbana, exposições coletivas e individuais.

Kranium também atua como arte-educador e enxerga na formação de novos talentos uma importante ferramenta de transformação social. Além disso, é produtor cultural, palestrante e empreendedor, um currículo rico em realizações e projetos desenvolvidos, principalmente, na Região Metropolitana de Campinas onde é referência na arte do graffiti.

Fonte: Boa Prosa Comunicação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui