Saúde. Dia D da campanha “Novembro Azul” mobiliza servidores públicos de Hortolândia

21

Ação realizada no Paço Municipal conscientizou sobre a prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta segunda-feira (27/11), o Dia D da Campanha “Novembro Azul”. A ação promovida no Paço Municipal “Palácio das Águas” mobilizou servidores públicos, que vestiram azul em apoio à campanha que alude à conscientização pela prevenção do câncer de próstata.

Ao som de clássicos da música popular brasileira executados pelo Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Secretaria de Cultura, os servidores públicos municipais entraram na sede do Poder Executivo Municipal vestidos de azul. A ação promovida pela Prefeitura de Hortolândia por meio das Secretarias de Governo e de Saúde teve como propósito conscientizar o funcionalismo municipal sobre importância da prevenção contra o câncer que mais acomete o público masculino.

Vestido de azul em apoio à ação, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, encorajou os homens a realizarem os exames periódicos. “Novembro Azul é o mês de conscientização e luta contra o câncer de próstata. Nesta segunda-feira, lançamos a proposta aos servidores se vestirem de azul. Uma forma de lembrar desse importante tema de saúde do homem. Prevenir é o melhor remédio. Você homem, procure o seu médico e faça todos os exames. Se cuidar é uma forma de preservar o nosso maior bem, a vida!”, declarou Zezé Gomes.

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Hortolândia promoveu uma série de ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pela cidade. O público teve acesso a atendimentos com profissionais da Saúde, além de receber orientações e poder realizar exames gratuitamente. A campanha “Novembro Azul” também promoveu rodas de conversas e palestras com o tema “Saúde também é papo de homem”. Nesta quinta-feira (30/11), equipes da UBS São Jorge ministrarão a palestra “Homem não chora e não sente dor”. O encontro terá início às 8h, na unidade de saúde, que se encontra na Rua Goiás, 1.140, no Jd. São Jorge.

O médico e coordenador geral da Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Hortolândia, Dr. Leandro da Silva Severino, avalia a repercussão da ação no âmbito familiar dos servidores. “Esse tipo de ação tem um impacto muito grande, porque, mesmo que o servidor não apresente os fatores de risco, ele é filho, sobrinho e neto de outros homens. Portanto, mais do que vestir azul, os servidores acabam atuando como multiplicadores dessa campanha, ampliando ainda mais o alcance das informações”, comenta Dr. Leandro da Silva ao enfatizar a importância de envolver o público feminino no debate sobre a prevenção do câncer de próstata.

Câncer de Próstata

Silencioso e assintomático em boa parte dos diagnósticos, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. Segundo o Ministério da Saúde, em 2020, foram registrados mais de 65 mil casos. Em 2019, mais de 15 mil homens vieram a óbito em decorrência da doença, de acordo com o Ministério.

Embora silencioso, o câncer de próstata, em alguns estágios, pode apresentar alguns sinais, como alteração na urina ou dificuldade e maior frequência ao urinar. Na presença de quaisquer sintomas, um médico deve ser consultado. Além do exame de toque retal, os pacientes podem se submeter ao exame de sangue PSA, para coleta da proteína produzida pela próstata.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui