Hortolândia inaugura novo endereço do CAPS InfantoJuvenil

62

Cerimônia marca o Mês da Luta Antimanicomial e o aniversário do município, nesta segunda-feira (29/05)

Os pacientes com transtornos mentais de Hortolândia terão um dia especial. A Prefeitura inaugura o novo endereço do CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil), na segunda-feira (29/05), às 9h. A cerimônia também marca o Mês da Luta Antimanicomial e o aniversário de emancipação política do município.

Para romper os preconceitos da sociedade, o evento terá atividades nas quais os pacientes mostrarão suas habilidades artísticas. A programação terá apresentações dos corais do CAPS IJ e do CAPS Vida. Outro destaque será a exposição de trabalhos produzidos por pacientes do CAPS IJ. Outra atração será o Quinteto Cultura, grupo formado por servidores da Secretaria de Cultura.

Para conscientizar os pacientes sobre a importância de cuidar da saúde, haverá aulas de lian gong e zumba. A programação ainda terá oficinas e atividades lúdicas para proporcionar momentos de integração entre os pacientes, suas famílias, parentes e amigos.

TRÊS CAPS

Atualmente, o CAPS IJ atende 400 pacientes com transtornos mentais, dentre crianças e adolescentes de até 18 anos. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os telefones de contato são (19) 3897-3237 e (19) 3897-1719.

De acordo com o Departamento de Saúde Mental, a população pode buscar atendimento inicialmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em casos leves. Já em casos de maior gravidade, o paciente atendido em UBS é encaminhado para alguns dos três CAPSs do município: CAPS-AD (Álcool e Drogas), CAPS-IJ (InfantoJuvenil) e CAPS-Vida.

O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, com o objetivo de estimular a integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem a necessidade de agendamento. O órgão fica na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia. O telefone de contato é (19) 3897-5920.

Já pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico são atendidos pelo CAPS-Vida. O órgão funciona ininterruptamente, ou seja, oferece hospitalidade integral 24h para pessoas em situação de crise já acompanhadas pelos serviços de saúde, diante de avaliação da necessidade pela equipe multiprofissional. O CAPS-Vida fica na rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia. Os telefones de contato são (19) 3819-6852 e (19) 3865-4890.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui