Concurso selecionará mascote da ação “Hortolândia Saneamento de Cidade Inteligente”

20

Estudantes de 19 escolas municipais fizeram desenhos alusivos ao tema proposto pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico

Mais de 3 mil crianças de 19 escolas municipais de Hortolândia participaram, nos meses de maio e junho deste ano, do concurso para a escolha da mascote da ação “Hortolândia Saneamento de Cidade Inteligente”, promovida pelo CMSAB (Conselho Municipal de Saneamento Básico). A campanha tem o apoio da Prefeitura, por meio de três secretarias municipais (Serviços Urbanos; Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além da Sabesp ((Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

O prazo para o envio de desenhos sobre o tema encerrou-se nesta segunda-feira (03/06). Os 38 trabalhos selecionados estão aos cuidados do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, e agora serão submetidos à Comissão Avaliadora, formada por integrantes do Conselho, da Administração Municipal e da Sabesp e do Consimares. De acordo com o regulamento, o concurso tem caráter educativo-recreativo-cultural-ambiental. Cada escola participante apresentou um protótipo, contendo uma imagem (um desenho) de um mascote e, em uma única palavra, um nome para este mascote.

Segundo o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira, presidente do CMSAB, a previsão é que os três primeiros classificados sejam anunciados até a próxima segunda-feira (10/06).

“O objetivo do concurso é sensibilizar as crianças para a importância do saneamento básico em Hortolândia. Nossa cidade é premiada e está no segundo lugar de melhores serviços prestados no Brasil. A meta é chegar a 100% de esgoto coletado e tratado. Estamos atualmente com 98,8% de esgoto coletado e tratado”, destaca Oliveira.

A ação foi desenvolvida em escolas de Educação Integral. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 60 agentes educacionais desenvolveram atividades com a temática em todos os complementos educacionais (Orientação de Estudos, Convivência e Afetos, Práticas Corporais, Artes Integradas e Musicalização). Os agentes participaram de formação sobre a temática “Saneamento Básico” no dia dois de maio. Na ocasião, foram desenvolvidas sequências didáticas para intervenção pedagógica com as crianças junto a cada complemento educacional.

“Entendemos que a Educação Ambiental é essencial para que as crianças construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos e a escola é essencial para esse desenvolvimento. Por meio de atividades e projetos, as crianças se deparam com diversas situações que promovem a prática e a consciência sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. A oportunidade de desenvolver, de forma criativa e artística, um personagem que se transformará no mascote do Saneamento de Cidade Inteligente é realmente incrível. Estamos extremamente felizes com a participação de todos e ansiosos para ver o resultado”, afirmou o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

“Foi muito importante trabalhar o tema do saneamento básico com as crianças durante o mês de maio. Ao longo das aulas, discutimos a importância da água encanada e da conscientização sobre a coleta de lixo, além de apresentarmos vídeos educativos que ilustravam melhor toda a rede de saneamento e como ela acontece. Ficou evidente que muitas crianças desconheciam que diversos aspectos de suas rotinas diárias estão diretamente relacionados ao saneamento básico. Mas eles compreenderam e foi muito legal ver o envolvimento deles. Eles desenharam, criaram, foram muitas conversas e atividades. Além dos desenhos à mão, também confeccionaram cartazes que foram exibidos no Hortolendo nas escolas”, comentou a agente educacional de Convivência e Afetos, Zélia dos Santos da Costa, da  Emeb Richard Chibin Naumann.

Confira as escolas municipais participantes:

1. EMEF Villágio Ghiraldelli

2. EMEB Josias da Silva Macedo

3. EMEF D. Ana José Bodini Januário

4. EMEF Jardim Primavera

5. EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

6. EMEF Profª Patrícia Maria Capellato Basso

7. EMEF Jd. Boa Esperança – José Roque de Moura

8. EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim

9. EMEF Renato da Costa Lima

10. EMEF Profª Helena F. Takahashi

11. EMEF Tarsila do Amaral

12. EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

13. EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

14. EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo

15. EMEF Lourenço Daniel Zanardi

16. EMEB Richard C. Naumann

17. EMEF João Calixto

18. EMEF Armelinda Espúrio da Silva

19. EMEIEF Luiza Vitória Oliveira Cruz

Fonte: Depto Comunicação de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui